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ABDOMINAL NA CAMA^? QUE HISTÓRIA É ESSA?


Pode parecer loucura, mas eu já pensei várias vezes em fazer abdominal na cama, tipo, antes de levantar sabe.

Então, perambulando pela net afora, dei de cara com essa matéria no Minha Vida, e tive que colocar aqui para vocês!

1. Algum tipo de colchão oferece boa estabilidade para a coluna para fazer abdominais?

O aconselhado é fazer exercícios abdominais em colchonetes específicos para fitness, encontrados com facilidade em lojas especializadas. Entretanto, como medida alternativa, pode-se realizar esse tipo de exercício em colchões, desde que sejam ortopédicos dos mais rígidos. Os mais flexíveis promovem pouca estabilidade ao movimento, o que pode ocasionar lesões.

2. As vértebras sofrem sobrecarga, dado o apoio instável?

Sem dúvidas, os exercícios quando realizados com pouca estabilidade podem promover, dentre outros inconvenientes, a sobrecarga e até mesmo compressões indesejáveis na coluna vertebral.

3. É mais difícil apoiar os pés no colchão?

Sim. É uma tendência normal, devido à ação da gravidade, que nosso centro gravitacional fique mais baixo quando deitamos em superfície muito flexível, o que acontece na maioria dos colchões, sejam eles de molas ou de espuma. Portanto, com a baixa do centro gravitacional, passa a ser necessário para se fixar os pés no colchão, o agrupamento de musculaturas como flexores do quadril, isqueotibiais entre outros, o que aumenta a fadiga ao exercício e diminui a especificidade desejada em exercícios abdominais.

4. A variedade de exercícios chega a ser menor na cama?

É muito menor. A instabilidade ocasionada pela maioria dos colchões traz alguns inconvenientes, dentre eles a busca inconsciente por recrutamento de musculaturas acessórias, o que limita a boa realização de variações adequadas de exercícios.

5. Os abdominais com bola são mais difíceis de fazer na cama?

Abdominal com bola é um exercício fabuloso e que promove muito resultado benéfico, se bem realizado, por isso só faça com orientação de um profissional de Educação Física. Sem este apoio, você o risco de errar na realização, prejudicando o resultado e a sua coluna.

6. O travesseiro pode ser usado para estabilizar a cervical?

Tanto um travesseiro, como qualquer superfície que promova conforto e deixe a região cervical da coluna em curvatura normal pode sim ser utilizado como estabilizador. Inclusive é muito prudente que se faça a estabilização desta região, principalmente quando são realizados exercícios abdominais inferiores, com auxílio das pernas.

7. E colocar o travesseiro embaixo das panturrilhas é uma boa idéia?

Colocar o travesseiro na parte posterior da perna, o imprensando com a panturrilha e a região posterior da coxa (bíceps femoral) não promove maiores resultados na região abdominal. Pelo contrário, essa atitude pode causar maior fadiga e desconforto, diminuindo a sua performance.

8. Dá para fazer abdominais na cama de vez em quando ou pode fazer sempre?

Não aconselho a realização com freqüência desse tipo de exercícios em região muito flexível como uma cama. Mas, vez ou outra, não há problemas a não ser que você tenha algum problema postural pré-existente.

9. Fazer abdominais logo cedo, antes de levantar, é uma boa idéia? O corpo, ao despertar, está pronto par estes movimentos?

Na verdade não só o abdominal, mas todo exercício deve ser evitado em jejum. Além de desconfortos, pode ocorrer o que chamamos de formação de corpos cetônicos , que são toxinas que podem inclusive causar inclusive vômitos e mal-estar.

10. E existe algum problema em deixar os abdominais para a hora de dormir? Eles atrapalham o sono?

Exercícios abdominais, como qualquer tipo de exercício físico, devem ser realizados com moderação no período noturno, mais ainda próximo do seu horário rotineiro de dormir. A adrenalina e outras substâncias promovidas durante a atividade física aceleram o metabolismo e podem provocar insônia.

Logo people... nada de preguiça!! Abdominal na cama... melhor não!!!

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