PERFUME DE QUÊ?

Olha, eu já tinha ouvido falar que a fixação dos melhores perfumes, eram feitos com óleo de baleia... mas não sabia que óleo era esse, então para quem não sabe... aí vai!

O âmbar-gris, substância regurgitada pela baleia cachalote, é um dos ingredientes mais valiosos da perfumaria. Ele é um ótimo fixador de fragâncias - os perfumes têm componentes altamente voláteis - e, mesmo sendo produzido no intestino de baleias, cheira bem.

Quer dizer, cheira bem depois de algum tempo de exposição á água do mar, ao sol e ao ar. Quando fresco, ele é preto, pegajoso e fedorento como o cão. Depois, fica sólido e acinzentado. Aliás, o "gris" se refere à palavra francesa que significa "cinza". Já o âmbar tem a ver com o fato de que os perfumistas franceses o importavam dos países nórdicos, que também produziam o verdadeiro âmbar - uma resina vegetal amarelada. A proibição da caça à baleia em vários países levou às alturas o preço do âmbar-gris: para obtê-lo, é preciso pescar pelotas flutuantes (urgh!) no oceano ou esperar que elas venham parar na praia. (Viu né? Pelota gigante na praia = dinheiro, não confundam com cocô!). Hoje já há substitutos químicos, mas a substância original segue sendo negociada a cotações que atingem R$20 o grama. (o grama!!)

O âmbar-gris não é comida parcialmente digerida. Ele seria resultado de uma reação infecciosa causada pelos dentes das lulas-gigantes no intestino do bichão. A baleia põe para fora uma porção que costuma pesar de poucos gramas a algumas dezenas de quilos, mas a maior peça de âmbar-gris já catalogada pesava 635 quilos. (ou seja, em torno de R$12700000,00!!!!!)

Dá nojinho, mas a eu com um trequinho desse nas mãos!

Fonte: Superinteressante

Comentários

  1. Ana, sou maluca por perfumes e tenho um monte em casa, não tenho um "cheiro" só....vou variando, conforme meu humor....já li que o âmbar gris é um excelente fixador, não pense em pelotas de cocô flutuando no mar....pense em homens virando a cabeça quando vc passar!!!!
    Bj

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi!!! Obrigada pela sua visita! Não esqueça de se inscrever por e-mail aí embaixo para receber as respostas!! Adoraria que você deixasse um comentário sobre o post! Caso seja alguma pergunta, deixe seu e-mail para contato! Beijokas!!!

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA PARA OUVIR E...: ALWAYS - BLINK 182

Ele Quer Saber: Homem de Calcinha?

RESENHA + SORTEIO NO CALCINHA!!! [ENCERRADO]