COM VOCÊS: MISS GELADEIRA!



Geladeira... adoro geladeira. Sempre sonhei com uma geladeira grandona e com freezer, até que esse ano, meu maridinho comprou essa aí em cima! Mas não é esse o papo... Você sabe como conservar sua geladeira? Bem, tem coisas que nem eu sabia, mas vamos lá, se atentem às dicas!


    1. Limpeza: Deve ser feita uma vez a cada 15 dias, sem desculpas. Use um pano umedecido em água morna e detergente neutro (50ml por litro de água), enxague e passe uma solução de bicabornato de sódio (1 litro de água e dois saquinhos do produto). Em seguida, use um pano seco. Por fora, limpe a superfície com uma esponja macia umedecida em sabão neutro. Por fim, seque com uma toalha.
    2. Temperatura: Não se iluda: baixas temperaturas não matam micróbios, só retardam o seu crescimento. Portanto, guarde as carnes na prateleira superiore, bem perto do congelador, e mantenha a temperatura interna a pelo menos 5ºC. As temperaturas adequadas são: Geladeira (entre 4 e 10ºC); Congelador (entre -4 e -6ºC) e Freezer (entre -14 e -18ºC)
    3. Sem abarrotar: O excesso de alimento, impede que o ar frio circule livremente. O resultado é a elevação da temperatura interna, o que aumenta o risco de crescimento microbiano.
    4. Comidas quentes: Sabe aquela história de que não pode guardar comida quente? Pode, sim! O que não é certo é tampar a panela logo de cara. A geladeira é uma fábrica de vento gelado, que precisa circular para roubar o calor dos alimentos. Espere duas horas, e ela esfriará a comida, evitando a reprodução desenfreada das bactérias.
    5. Carnes e Peixes: Duram até 3 dias dentro da geladeira. Se o consumo não for imediato, leve-os ao freezer. E claro: o descongelamento deve ocorrer dentro da geladeira. A salmonela, principal causadora de intoxicação alimentar, resiste ao gelo. O descongelamento a temperatura ambiente faz com que ela tenha condições de se proliferar.
    6. Embalagens: As latas devem ser lavadas antes. Vale o mesmo para os laticínios. Afinal, ficam expostos a toda sorte de sujeira no supermercado. As sobras devem ser estocadas em recipientes plásticos bem fechados. Lembre-se: o prazo de validade só vale quando a embalagem está fechada. Aberta, qualquer comida terá uma durabilidade bem menor. Cheque o rótulo para o consumo seguro.
    7. Ovos: Os novos modelos do eletrodoméstico já nem tem mais lugar para eles na porta, porque o abre-fecha os torna vulneráveis à variação de temperatura. Agora, ficam na prateleira superior. Em vez de lavá-los, limpe a casca com papel toalha ou pano úmido e guarde-os com a ponta para baixo. A extremidade mais larga é mais porosa e, por isso, suscetível à entrada de microorganismos.
    8. Vegetais: Assim como as frutas, as hortaliças devem ficar nas prateleiras mais baixas. Mas só as lave depois que tiverem sido refrigeradas. Um fenômeno chamado uptake absorve a água e os agrotóxicos presentes na superfície dos vegetais quando eles e o líquido em que são imersos estão na mesma temperatura. Para neutralizar o uptake, resfrie os alimentos primeiro. 
Vou te contar, fiquei de boca aberta com certas coisas, como esse último, o uptake, assim que chego em casa, lavo meus alfaces e os guardo, achando que estou fazendo o maior bem! Nunca imaginei que tinha lado certo de por ovo na geladeira, lado fino e lado grosso?! E o quê? Não pode descongelar carne em temperatura ambiente? Céus! Será que no microondas pode?? Vou pesquisar!


Fonte: Revista Saúde

Update


A Andressa, seguidora aqui do blog dá mais dicas, se liguem!

Pode descongelar no microondas sem problemas, na tecla de descongelar, desde que você descongele no mesmo dia em que vai usar. Não pode descogelar à temperatura ambiente pq a carne vai descongelar de fora para dentro e vai chegar uma hora que o produto vai estar totalmente descongelado por fora mas bem congelado ainda por dentro e essa parte de fora acaba ficando mto tempo exposta à temperatura ambiente, que é a temperatura onde os microorganismos se desenvolvem. 

Lembretinho: nunca recongele carnes que já foram descongeladas! E cuidado com a água/sangue que escorre da carne qdo descongela, pois é rico em microorganismos, ok? 



Obrigada pela dica querida!

Comentários

  1. Querida, tem selinho pra vc lá no blog!!!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. "Sem abarrotar: O excesso de alimento, impede que o ar frio circule livremente."

    Ahh, mas é tão bom qdo a gente tem que arredar mil coisasa para pegar aquele iogurte escondido...ahhaha

    Eu to boba com as dicas...acho que não faço nem metade =X

    ResponderExcluir
  3. Pode descongelar no microondas sem problemas, na tecla de descongelar, desde que você descongele no mesmo dia em que vai usar.
    Não pode descogelar à temperatura ambiente pq a carne vai descongelar de fora para dentro e vai chegar uma hora que o produto vai estar totalmente descongelado por fora mas bem congelado ainda por dentro e essa parte de fora acaba ficando mto tempo exposta à temperatura ambiente, que é a temperatura onde os microorganismos se desenvolvem.
    Lembretinho: nunca recongele carnes que já foram descongeladas! E cuidado com a água/sangue que escorre da carne qdo descongela, pois é rico em microorganismos, ok?

    ResponderExcluir
  4. Credoo..
    por falar nisso essa semana tem faxinão de geladeira, to uma semana atrasada nos meus afazeres domésticos, ninguém merece!!!...kkk bjoo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi!!! Obrigada pela sua visita! Não esqueça de se inscrever por e-mail aí embaixo para receber as respostas!! Adoraria que você deixasse um comentário sobre o post! Caso seja alguma pergunta, deixe seu e-mail para contato! Beijokas!!!

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA PARA OUVIR E...: ALWAYS - BLINK 182

Ele Quer Saber: Homem de Calcinha?

RESENHA + SORTEIO NO CALCINHA!!! [ENCERRADO]