Volte Sempre! ;)

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Calcinha de Mala e Cuia: Barra Mansa/RJ

Dando continuidade a pauta "Calcinha de Mala e Cuia", hoje vou falar sobre Barra Mansa, no Rio de Janeiro, que aí é de lá??

Um Pouquinho de História


Barra Mansa teve o território desbravado em fins do século XVIII, formando-se o núcleo original às margens dos caminhos das tropas que demandavam o interior do país. O povoado passou a atuar como base de abastecimento dos fluxos migratórios desencadeados pela mineração.
Graças à excelente posição geográfica, o local foi perdendo o caráter de ponto de pousada e passou a expandir as funções comerciais. A conseqüente atração de colonos para suas terras, no início do século XIX, fez com que o café despontasse como principal produto.

Em 1832, o governo decretou a criação do município, com desmembramento de terras de Resende. Em 1857, a vila de Barra Mansa foi elevada à categoria de cidade. A exaustão dos solos mais férteis e a liberação do braço escravo provocaram o declínio da cafeicultura e o êxodo rural. A cultura do café cedeu lugar à pecuária de corte extensiva, evoluindo posteriormente para a produção leiteira.

No final da década de 30, teve início o desenvolvimento industrial do município, com a implantação de setores ligados às indústrias alimentares. O grande marco da expansão industrial no Brasil, deflagrada no pós-guerra, foi representado pela instalação, na década de 40, da primeira usina da CSN, em Volta Redonda, na época ainda distrito de Barra Mansa. A indústria metalúrgica e mecânica se estabeleceu na década de 50.

A cidade foi formada na margem direita do Rio Paraíba do Sul e cresceu longitudinalmente ao longo do mesmo. Na década de 40, surgiram soluções verticais e os bairros residenciais alastraram-se e ocuparam vales próximos e áreas distantes.

Para Conhecer e Relaxar

Fazenda da Bocaina

Localizada na Estrada Barra Mansa / Bananal, possui arquitetura rural do século XIX. Apresenta um estado de conservação muito bom e um portão de acesso ao jardim, cujo trabalho de serralheria merece destaque.


Fazenda Santo Antônio

Construída no início do século XIX, apresenta planta e fachada bem características das fazendas de café. Encontra-se em precário estado de conservação e precisa de obras urgentes de recuperação


Fazenda da Posse

A primeira construção erguida em Barra Mansa data de 1764. Trata-se de um casarão em estilo colonial, totalmente restaurado, um marco do surgimento do município. Atualmente, funciona como Centro Cultural, abrigando cursos e exposições de arte.

Fazenda Criciúma 

A Fazenda foi construída em 1872, pelo fazendeiro de café e empresário, com atividades comerciais na França, Manoel Gomes de Carvalho (Barão do Rio Negro). Criciúma foi uma das mais importantes produtoras de café da região. Ao longo dos anos, a construção histórica sofreu pequenas modificações, mantendo algumas linhas arquitetônicas que lembram o Palácio Rio Negro de Petrópolis.

Fazenda Sant’ana do Turvo

Construída em 1826, por Joaquim Manuel de Carvalho (Primeiro Barão de Amparo), foi a maior produtora de café na região. Na época, ocupando uma área de 700 alqueires e possuindo 250 escravos, chegou a produzir, anualmente, 180 mil arrobas de café. Em bom estado de conservação, é um dos bons exemplos da arquitetura rural do século XIX, contando com 12 quartos, três salões e outras dependências. Localiza-se no limite com o distrito de Nossa Senhora do Amparo, o que faz com que seja considerada parte daquele distrito.

Floresta da Cicuta

Uma área ecológica destinada a preservação da fauna, mananciais, vegetação, estudos e recreação. A floresta encontra-se na Fazenda Santa Cecília, de propriedade da Companhia Siderúrgica Nacional e ocupa uma área de aproximadamente 132 hectares.

Mata do Pavão

Situada no distrito de Rialto, é uma das áreas remanescentes mais representativas da Mata Atlântica e encontra-se em excelente estado de conservação. Segundo moradores locais, ainda podem ser encontrados representantes da fauna ameaçados de extinção, como a onça parda (Felix sussuarana), porco do mato (Cateto), várias espécies de aves, além da exuberante flora nativa.

Fazenda Rochinha

Cuidadosamente restaurada, mantém as características da arquitetura do final do século XVIII, quando o chamado estilo colonial marcava as construções rurais. Desde 1902, destaca-se pela excelência de sua cachaça artesanal, ROCHINHA, comercializada atualmente em todo o Brasil e com adiantados projetos de exportação.

Fazenda São Lucas Brandão

Pertenceu inicialmente ao comendador Lucas Antônio Monteiro de Barros, benfeitor da cidade que deu início à construção da Câmara Municipal de Barra Mansa. Durante o ciclo do café, destacou-se como uma das principais produtoras da região. Sua sede data do final do século XIX, encontrando-se em bom estado de conservação.

Hotel Fazenda Sertãozinho

Oferece suítes, café da manhã, salão de jogos, piscina, sauna, quadras de vôlei e campos de futebol, pesque-pague, passeios a cavalo e caminhadas, comidas típicas caseiras e instalações para festas de confraternização. O acesso é mais fácil pelo Distrito de Rialto.

Igreja do Divino Espírito Santo

Sua construção foi iniciada em 1833 e concluída 54 anos mais tarde. No local havia uma capela e, desde essa data, vem recebendo reparos e reformas que, possivelmente, podem ter alterado as linhas arquitetônicas da fachada. O interior conserva o traçado original.

Igreja Nossa Senhora do Amparo

Construída por iniciativa do Visconde do Rio Bonito, então Presidente da Província do Rio de Janeiro, sua fachada elegante e sem excessos de adornos é um bom exemplo da arquitetura neoclássica religiosa. O prédio mantém-se em bom estado de conservação e não sofreu nenhuma alteração interna ou externa.

Artesanato Stella Carvalho

Construído pela Associação das Damas de Caridade de Amparo, em 1981. Entre seus objetivos estão o incentivo às habilidades artesanais e a facilitação do acesso ao mercado de vendas, cujos resultados revertem para as artesãs, como uma espécie de cooperativa. O projeto foi do Engenheiro Luiz Roberto Correia Reche e mostra uma fachada com esquadria em estilo colonial, mantendo o clima do cenário histórico de Amparo. As colchas de retalhos produzidas pelo artesanato são famosas, conhecidas inclusive em outros países, tornando-se um referencial de Amparo.

Fazenda Ribeirão Claro

Foi construída em 1845, por João Chrisóstomo de Vargas, no melhor estilo da época. Um imponente solar mantém o traçado e mobiliário originais, conservando sua autenticidade pelas gerações seguintes.


E tem festa!

Festa de São Sebastião
Período: 20 de janeiro a 7 de fevereiro
Local: Centro da Cidade
Organizadores: Organizada pelo Centro Social João XXIII.

Exposição Agropecuária
Período: 4 a 8 de maio
Local: Parque da Cidade
Classificação: Regional
Categoria: Especializada
Organizadores: Prefeitura Municipal de Barra Mansa

Torneio Leiteiro de Antônio Rocha
Período: 5 a 9 de junho
Local: Antônio Rocha
Classificação: Municipal
Categoria: Especializada
Organizadores: Prefeitura Municipal de Barra Mansa

Torneio Leiteiro de Rialto
Período: 12 a 18 de julho
Local: Rialto
Classificação: Municipal
Categoria: Especializada
Organizadores: Prefeitura Municipal de Barra Mansa; Associação dos Produtores Rurais de Rialto; Associação dos Amigos de Antônio Rocha e Ataulfo de Paiva -AAMARAP

Concurso Leiteiro de Interfazendas
Período: 1 a 30 de agosto
Local: Barra Mansa
Classificação: Regional
Categoria: Especializada
Organizadores: Prefeitura Municipal de Barra Mansa

Torneio Leiteiro de Amparo
Período: 4 a 7 de setembro
Local: Amparo
Classificação: Municipal
Categoria: Especializada
Organizadores: Prefeitura Municipal de Barra Mansa

Encenação da Paixão de Cristo
Período: 1 a 30 de dezembro
Local: Distrito de Rialto
Descrição: A Encenação da Paixão de Cristo ocorre na Semana Santa, no distrito de Rialto. A peça tem cenários montados em diversos pontos e o elenco é formado por atores da própria comunidade. Um espetáculo que atrai cerca de cinco mil pessoas.

Gostei muito de conhecer um pouco mais Barra Mansa, e com certeza um dia vou lá conhecer as Fazendas, que me chamaram bastante atenção!! E vocês? Conhecem Barra Mansa?? Tem algo a acrescentar??
Fonte: Prefeitura de Barra Mansa


Clique AQUI faça uma pesquisa de preços e ajude o Calcinha crescer cada vez mais!!! Gostou do Post? Não? Não fique calada! Comente!!!



Proxima
« Anterior
Anterior
Próximo Post »
4 Comentario
avatar

Olá, ta rolando um sorteio lá no meu blog de um biquíni lindo, da uma passadinha lá pra ver.
http://leehbastos.blogspot.com/2011/02/sorteio-tem-estilo-leeh-b.html

Beijos.

Balas
avatar

Aninha, eu nunca fui a Barra Mansa mais adorei esse post pra ficar sabendo um pouco da História

Balas
avatar

Adorei ler sobre Barra Mansa, morei 20 anos na cidade vizinha (Volta Redonda). Que saudades dos meus amigos de lá ... Um dia abenççoado a vc !! Beijos.

Balas
avatar

Olá eu sou nascida e criada em Bara MAnsa, fiquei feliz ao ver essa materia sobre a minha amada terrinha. A Paixão de Cristo em Rialto na Colonia também é um evento muito apreciado, ocorre na Pascoa.

Balas

Oi!!! Obrigada pela sua visita! Não esqueça de se inscrever por e-mail aí embaixo para receber as respostas!! Adoraria que você deixasse um comentário sobre o post! Caso seja alguma pergunta, deixe seu e-mail para contato! Beijokas!!!