Volte Sempre! ;)

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Calcinha de Mala e Cuia: Caçapava/SP

Hoje vou falar de Caçapava, a Cidade Simpatia! Ela é bem próxima aqui da minha cidade... na verdade... vizinha! E apesar de ser vizinha, e minha mãe ter morado uma parte da infância lá, não conheço muito!

Um Pouquinho de História


O nome Caçapava vem de "Caassapaba" termo tupi-guarani que significa "caminho na mata" ou "clareira da mata"

O título "Cidade Simpatia" foi usado pela primeira vez, em 1940, pelo jornalista carioca Martins Capestrano, que publicou reportagem na revista Fon-Fon, do Rio de Janeiro. Desde então, esse título passou a ser utilizado em outras situações e, cada vez mais, Caçapava passou a fazer jus a ele.

Para Conhecer e Relaxar

Em Caçapava, tem o roteiro religioso que conta com um santuário, 46 igrejas, 62 capelas e 18 grutas.

A cidade preserva o ar de antigamente, com suas propriedades rurais, como fazendas cafeeiras que mantém a tradição histórica, além de matas nativas, águas cristalinas e cachoeiras.

Os quartéis generais são pontos de referência, devido a seu trabalho em prol da cidade e do país. No Museu do Exército Brasileiro de Caçapava encontram-se memórias da 2ª Guerra Mundial e lembranças de lutas travadas pelos nossos soldados.

Parque Ecológico da Moçota

Esse parque, localizado na Vila Menino Jesus, às margens do Rio Paraíba do Sul, foi inaugurado em 2000 e se caracteriza como um espaço de convívio com o meio ambiente para a população. É uma área verde, municipalmente reconhecido por seu patrimônio histórico e natural.  Possui infra-estrutura para o recebimento de estudantes e visitantes das mais variadas faixas etárias.

O Parque Ecológico da Moçota é um espaço multidisciplinar, para a educação formal ou informal. Além da área verde, o parque também possui uma sala com recursos audiovisuais, utilizados em cursos e palestras.

O Mercado Municipal não deixa de ser um ponto turísitico, onde você encontra os mais variados doces caseiros regionais, incluindo a Taiada, que, antigamente, era utilizada para adoçar as comidas na época da guerra. A Taiada é uma mistura de gengibre, farinha de mandioca e melado de cana. Eu já comi uma vez, e lembra muito a rapadura, um pouco mais suave!

Na gastronomia de Caçapava, você não pode deixar de experimentar a "Moqueca de Caçapava" servida na folha de bananeira.



E tem festa!

Janeiro

Festa de São Sebastião

Fevereiro

Carnaval de Blocos e Marchinas e Expo Especializada em Mangalarga Machador

Abril

Aniversário da Cidade, Dia do Caçapavense Ausente, Comemoração da Batalha de Fornovo Di Taro e Festa do Peão

Maio

Festa de São José Operário, Festa de São Benedito, Festa de Nossa Senhora da Esperança e Corpus Christi com Tapete de Areia

Junho

Festa de São João e Festa do Balaio

Julho

Jogos de Inverno da Cidade Simpatia

Agosto

Festa de Nossa Senhora d'Ajuda e Semana do Folclore

Setembro

Festa da Primavera e Festa de Nossa Senhora da Piedade

Outubro

Festa de Nossa Senhora Aparecida e Festa do Saci

Dezembro

Natal Cultural - ACE Caçapava

Mais uma vez, adorei conhecer mais, uma cidade tão próxima daqui e com tantas coisas, vou marcar um dia para conhecer o Roteiro Religioso e o Parque também, sem esquecer de parar no Mercado para comer uma Taiada!

Clique AQUI faça uma pesquisa de preços e ajude o Calcinha crescer cada vez mais!!! Gostou do Post? Não? Não fique calada! Comente!!!




Proxima
« Anterior
Anterior
Próximo Post »
3 Comentario
avatar

Poxa Ana, vc tá escolhendo umas cidades super interessantes!
Fugido do lugares Obvios!
Tá super bacana!

Beijos

Aline * Coisas de Aline*
@alinesapo
www.calcinhafrufru.com.br

Balas
avatar

Não conheço Caçapava ainda... e olha que morei 12 anos em SAMPA, mas sabe o que é bom desse tópico, que podemos conhecer as peculiaridades das cidades, sem nem sairmos de casa...kkkk
cheirinhos
Rudy

Balas

Oi!!! Obrigada pela sua visita! Não esqueça de se inscrever por e-mail aí embaixo para receber as respostas!! Adoraria que você deixasse um comentário sobre o post! Caso seja alguma pergunta, deixe seu e-mail para contato! Beijokas!!!