Calcinha de Mala e Cuia: Caçapava/SP

Hoje vou falar de Caçapava, a Cidade Simpatia! Ela é bem próxima aqui da minha cidade... na verdade... vizinha! E apesar de ser vizinha, e minha mãe ter morado uma parte da infância lá, não conheço muito!

Um Pouquinho de História


O nome Caçapava vem de "Caassapaba" termo tupi-guarani que significa "caminho na mata" ou "clareira da mata"

O título "Cidade Simpatia" foi usado pela primeira vez, em 1940, pelo jornalista carioca Martins Capestrano, que publicou reportagem na revista Fon-Fon, do Rio de Janeiro. Desde então, esse título passou a ser utilizado em outras situações e, cada vez mais, Caçapava passou a fazer jus a ele.

Para Conhecer e Relaxar

Em Caçapava, tem o roteiro religioso que conta com um santuário, 46 igrejas, 62 capelas e 18 grutas.

A cidade preserva o ar de antigamente, com suas propriedades rurais, como fazendas cafeeiras que mantém a tradição histórica, além de matas nativas, águas cristalinas e cachoeiras.

Os quartéis generais são pontos de referência, devido a seu trabalho em prol da cidade e do país. No Museu do Exército Brasileiro de Caçapava encontram-se memórias da 2ª Guerra Mundial e lembranças de lutas travadas pelos nossos soldados.

Parque Ecológico da Moçota

Esse parque, localizado na Vila Menino Jesus, às margens do Rio Paraíba do Sul, foi inaugurado em 2000 e se caracteriza como um espaço de convívio com o meio ambiente para a população. É uma área verde, municipalmente reconhecido por seu patrimônio histórico e natural.  Possui infra-estrutura para o recebimento de estudantes e visitantes das mais variadas faixas etárias.

O Parque Ecológico da Moçota é um espaço multidisciplinar, para a educação formal ou informal. Além da área verde, o parque também possui uma sala com recursos audiovisuais, utilizados em cursos e palestras.

O Mercado Municipal não deixa de ser um ponto turísitico, onde você encontra os mais variados doces caseiros regionais, incluindo a Taiada, que, antigamente, era utilizada para adoçar as comidas na época da guerra. A Taiada é uma mistura de gengibre, farinha de mandioca e melado de cana. Eu já comi uma vez, e lembra muito a rapadura, um pouco mais suave!

Na gastronomia de Caçapava, você não pode deixar de experimentar a "Moqueca de Caçapava" servida na folha de bananeira.



E tem festa!

Janeiro

Festa de São Sebastião

Fevereiro

Carnaval de Blocos e Marchinas e Expo Especializada em Mangalarga Machador

Abril

Aniversário da Cidade, Dia do Caçapavense Ausente, Comemoração da Batalha de Fornovo Di Taro e Festa do Peão

Maio

Festa de São José Operário, Festa de São Benedito, Festa de Nossa Senhora da Esperança e Corpus Christi com Tapete de Areia

Junho

Festa de São João e Festa do Balaio

Julho

Jogos de Inverno da Cidade Simpatia

Agosto

Festa de Nossa Senhora d'Ajuda e Semana do Folclore

Setembro

Festa da Primavera e Festa de Nossa Senhora da Piedade

Outubro

Festa de Nossa Senhora Aparecida e Festa do Saci

Dezembro

Natal Cultural - ACE Caçapava

Mais uma vez, adorei conhecer mais, uma cidade tão próxima daqui e com tantas coisas, vou marcar um dia para conhecer o Roteiro Religioso e o Parque também, sem esquecer de parar no Mercado para comer uma Taiada!

Clique AQUI faça uma pesquisa de preços e ajude o Calcinha crescer cada vez mais!!! Gostou do Post? Não? Não fique calada! Comente!!!




Comentários

  1. Poxa Ana, vc tá escolhendo umas cidades super interessantes!
    Fugido do lugares Obvios!
    Tá super bacana!

    Beijos

    Aline * Coisas de Aline*
    @alinesapo
    www.calcinhafrufru.com.br

    ResponderExcluir
  2. Não conheço Caçapava ainda... e olha que morei 12 anos em SAMPA, mas sabe o que é bom desse tópico, que podemos conhecer as peculiaridades das cidades, sem nem sairmos de casa...kkkk
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi!!! Obrigada pela sua visita! Não esqueça de se inscrever por e-mail aí embaixo para receber as respostas!! Adoraria que você deixasse um comentário sobre o post! Caso seja alguma pergunta, deixe seu e-mail para contato! Beijokas!!!

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA PARA OUVIR E...: ALWAYS - BLINK 182

Ele Quer Saber: Homem de Calcinha?

RESENHA + SORTEIO NO CALCINHA!!! [ENCERRADO]