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Dicas da Chef Nutri: Alimentos Funcionais, o Que São e Quais Seus Benefícios?!



São alimentos que além das funções nutricionais básicas, quando consumidos como parte de sua dieta usual, produz efeitos metabólicos e/ou efeitos benéficos à saúde. 

Os alimentos funcionais possuem ações determinantes na promoção da saúde e prevenção de doenças, entretanto, aos alimentos funcionais sozinhos não podem garantir a boa saúde, eles podem melhorar a saúde quando parte de uma dieta contendo uma variedade de alimentos, incluindo frutas, vegetais, grãos e legumes. 

Com eles é possível prevenir doenças como diabetes, câncer e doenças cardiovasculares. 

Conheça alguns dos alimentos funcionais e suas propriedades: 

Soja 

Possui uma substância chamada fitoesterol, que pode prevenir a osteoporose, o câncer de mama, de próstata e de cólon. Os fitoesteróis amenizam os sintomas da menopausa e reduzem os níveis de colesterol. 

Tomate 

Esse alimento é rico em uma substância antioxidante famosa, o licopeno, que previne comprovadamente o câncer de próstata, mas para a substância ter sua função melhorada, é importante cozinhar o tomate. 

Repolho, couve de Bruxelas, couve-flor, couve e brócolis 

A substância super poderosa presente nesses alimentos é a glicosinolatos, que promove a desintoxicação do fígado, o que favorece a eliminação de agentes formadores de células cancerígenas. 

Alho 

A aliina, que é transformada em alicina quando o alho é esmagado ou triturado, desempenha importante papel na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de pulmão, estomago e fígado, além de diminuir a pressão sanguínea e os níveis de colesterol. Além de dar uma boa estimulada no sistema imunológico, devido ao compostos sulfúricos. 

Frutas cítricas 

Frutas ricas em vitamina C, poderoso antioxidante, além de possuírem substâncias chamadas de limonóides e terpenos que protegem o organismo de substâncias que estimulam a formação do câncer. 

Chá verde e branco 

Ricos em catequina, que inibe principalmente o desenvolvimento de câncer de mama. 

Uvas e vinho tinto 

A casca da uva (e por isso o vinho) contém compostos fenólicos, resveratrol e quercentina, que diminuem o risco de aparecimento de doenças cardiovasculares e aterosclerose. Claro que o vinho deve ser consumido com moderação, recomenda-se um cálice por dia. 

Cereais 

Os melhores são os integrais, posi são ricos em fibras, carotenoides, tocoferóis, selênio e fenóis. E graças a todas essas substâncias, os cereais têm a capacidade de reduzir o colesterol sanguíneo e diminuir a incidência de câncer no tratogastrointestinal. 

Verduras e folhas em geral, sementes, cascas e talos de hortaliças 

Ricos em fibras insolúveis, que auxiliam no funcionamento do transito intestinal e reduzem a incidência de câncer nesses órgãos. 

Leite e derivados 

Ricos m cálcio que previnem a osteoporose e o câncer de cólon. Sem contar os leites fermentados e alguns tipos de queijo, que são considerados probióticos, que agem sobre a microbiota intestinal, melhorando a absorção de nutrientes e o transito intestinal. 

Peixe e óleo de peixe 

Contém ácidos-graxos ômega-3 que diminuem as chances de desenvolver doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial, a aterosclerose e doenças inflamatórias. 

Fabiana Borrego

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8 Comentario
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E nem sempre nós consumimos os alimentos certos para a saúde...

Balas
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Eu não sabia que o chá verde inibe o câncer de mama,pois eu tomo 2 cápsulas por dia para emagrecer,já faz 3 meses que estou tomando e tb notei que a pele do meu rosto está mais bonita,obrigada pela informação,bjs!

Balas
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Muito bom o post de hoje!!!
Tomo chá verde também e é muito bom pra mim!!!
Bjs

Balas
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Excelente!! realmente precisamos cuidas mais da saúde.. e nem é dificil.

Balas
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Fabiana!
Gostei muito das dicas de nutrição, principalmente porque estamos de dieta aqui em casa.
Já utilizo quase tudo que falou.
Poderia rolar umas receitinhas lights, né?
cheirinhos
Rudy

Balas
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Oie ! Passei para uma visita e avisar que tem comemoração no Dikas e Trukes, quer um selinho? Então vá até lá http://migre.me/4IXCP , e SORTEIO KIT DIKAS E TRUKES e LÚPUS VIVER BEM COM ELE on http://wibi.us/k26mSW (via @wibiya) . Espero por vc lá. bjkas

Balas
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Olá, meninas!
Fico feliz por gostarem das dicas! Equanto as receitas, vamos pensar com carinho!
Abraços saudáveis =)
Fabiana Borrego

Balas
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I have been writing some short stories, and I would like a place to post them so I can have some feedback for better writings. My ultimate goal is to publish a book, and I think this would be a good place to start.thanx for clear and nice post

Balas

Oi!!! Obrigada pela sua visita! Não esqueça de se inscrever por e-mail aí embaixo para receber as respostas!! Adoraria que você deixasse um comentário sobre o post! Caso seja alguma pergunta, deixe seu e-mail para contato! Beijokas!!!