Por Josie: Ler Mais Para Escrever Mais!




De uma coisa eu sempre tive certeza em toda a minha vida acadêmica: Quanto mais livros eu lia, mais as minhas notas melhoravam, e isto porque na minha faculdade as provas eram dissertativas. Ou seja....Tinha que saber escrever e argumentar mesmo.

Se você está agora lendo este texto, deve estar se perguntando: - O que a leitura tem á ver com a Redação? Eu te respondo que tem tudo á ver, pois só desenvolve bem uma redação aquele que é capaz de ler e absorver as informações contidas em um texto. Isso não significa que você deve sair escrevendo o que lhe vem na cabeça, já que deve existir no seu texto argumentos e exposições de suas idéias na medida certa.

O hábito da leitura nos torna mais seguros em relação ao mundo que nos cerca, e isto se torna peça fundamental para quem precisará escrever uma redação ou outro texto qualquer. É comum notarmos como os jornalistas e escritores falam sobre qualquer assunto e escrevem sobre tudo com uma facilidade incrível! Mas acreditem! Eles lêem muito! E isso é prova de que quem lê mais escreve mais.

Dominar a linguagem escrita vai determinar como as partes do seu texto que serão produzidos. Usar gírias populares, palavrões e falar sobre algo que você não domina pode ser fatal! Portanto, escolha dentre os assuntos expostos, um que você domine ou que possa ter o mínimo de conhecimento. Isso é muito importante! Seu texto deve ter começo, meio e fim, e é assim que será feita a distribuição de idéias e conceitos.

Se você vai precisar escrever e não possuir muito o domínio das palavras, deverá dar uma atenção especial, pois a redação é a alma do negócio! Já vi muita gente que não fez uma boa prova, mas que na hora de somar a nota da redação...A diferença foi grande! Portanto, é fundamental uma atenção redobrada se você ainda está com algumas dúvidas.

Ler é a introdução, pensar é o desenvolvimento e escrever é a conclusão. Importante nisso tudo é você saber colocar o seu ponto de vista e usar um bom vocabulário na sua redação. Assim, será bem rápido que você vai deixar de lado a insegurança e vai sair por aí escrevendo e expondo as suas idéias.

Abraços.
Josie

Professora de Português e Redação.
Skype: josiane8755


Curta nossa página:


Sobre a Josie:

Amante do universo literário e da escrita,é aluna de Bacharelado em Letras Português-Italiano pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente participa de um programa de Mobilidade Acadêmica Nacional, sendo aluna temporária da Universidade Federal do Mato Grosso e, na qual, pretende concluir a sua graduação em 2012. Pela graduação, foi aluna/pesquisadora na mesma Universidade, onde trabalhou com pesquisas em História da Língua Portuguesa no PHPB ( Para a História do Português do Brasil), além de ter participado da elaboração midiática e textual do Almanaque do Agente Comunitário de Saúde na FioCruz. Apaixonada pela busca do conhecimento, além da UFRJ, na qual foi aprovada no exame de vestibular em 2007( Bacharelado em Letras Português- Latim, 7ª na classificação geral, e em 2009 ( Bacharelado em Letras Português - Italiano, 1º na classificação geral 2009/02),  foi também aprovada nos vestibulares da UNIRIO ( Bacharelado em Biblioteconomia, 7ª na classificação geral ), Unesp ( Letras Italiano, 2ª na classificação de transferência externa), IFMT (Bacharelado em Secretariado executivo- Instituto Federal do Mato Grosso- 2011/02) obtendo nota máxima na Redação classificatória, e sendo a 3ª na classificação geral neste mesmo vestibular. Fala Italiano fluentemente e é professora de Italiano, Português e Redação.


Clique AQUI , entre em uma das lojas, faça uma pesquisa de preços e ajude o Calcinha crescer cada vez mais!!!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA PARA OUVIR E...: ALWAYS - BLINK 182

Ele Quer Saber: Homem de Calcinha?

RESENHA + SORTEIO NO CALCINHA!!! [ENCERRADO]