Por Josie: Para Que Serve o Vestibular?




Nesse primeiro post, acho importante falar sobre a principal dúvida que existe na cabeça dos jovens que desejam prestar o Vestibular. 

Será que é de conhecimento para que raios isso serve? 

Não é uma questão muito fácil de ser respondida porque muitos jovens ainda não sabem o que querem. O passo mais importante a ser dado é justamente saber a carreira que se quer seguir. O vestibular normalmente é caracterizado por ser uma prova de aferição dos conhecimentos adquiridos, não só no ensino fundamental e médio, mas de toda uma visão geral de mundo. É um sistema altamente meritocrático e é à base do sistema universitário não só no Brasil, mas em muitos lugares no mundo.

Critério para a seleção de candidatos, a grande maioria das Universidades utiliza o Vestibular para selecionar os seus alunos a partir das melhores notas e o sonho da grande maioria dos jovens que prestam vestibulares todos os anos é o de ingressar em uma Universidade Pública. Esse desejo não se dá só pelo fato de não ter mensalidades para pagar todos os meses, mas principalmente pelas oportunidades que um diploma de uma Universidade Pública pode trazer para o futuro, já que se trata de um ensino de alta qualidade, e que tem um grande número de pesquisas, pesquisadores e de profissionais (professores) altamente qualificados.  

No Rio de Janeiro, todo mundo quer ser aluno da UFRJ, da UFF, da UERJ...., etc....Em São Paulo a grande maioria sonha com a USP, a UNESP, UNICAMP...Entre outras. Atualmente, o Enem se tornou uma via importante no ingresso ao Ensino Superior através do SISU que é sistema de seleção unificada, no qual a nota do candidato pode ou não garantir uma vaga na universidade. Hoje muitas Universidades Públicas já adotam esse sistema como forma única ou parcial em seu vestibular. 

Infelizmente algo deve ser feito para selecionar os alunos, já que não existem vagas o suficiente para todos que desejam ingressar no universo acadêmico. Dizem que existe um acesso igualitário às universidades.....Mas sinceramente, acho que o Brasil está ainda engatinhando para isso. 

Espero ter ajudado e enquanto refletimos...Vamos nos preparar para o próximo vestibular? 

No link abaixo, tem um teste vocacional para que você se identifique com suas habilidades profissionais ou áreas afins, assim, poderão descobrir qual área você tem mais interesse, ou seja, humanas, exatas....Entre outras.


Dicas em breve!

Abraços.
Josie

Professora de Português e Redação.
Skype: josiane8755



Curta nossa página:
Sobre a Josie:

Amante do universo literário e da escrita,é aluna de Bacharelado em Letras Português-Italiano pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente participa de um programa de Mobilidade Acadêmica Nacional, sendo aluna temporária da Universidade Federal do Mato Grosso e, na qual, pretende concluir a sua graduação em 2012. Pela graduação, foi aluna/pesquisadora na mesma Universidade, onde trabalhou com pesquisas em História da Língua Portuguesa no PHPB ( Para a História do Português do Brasil), além de ter participado da elaboração midiática e textual do Almanaque do Agente Comunitário de Saúde na FioCruz. Apaixonada pela busca do conhecimento, além da UFRJ, na qual foi aprovada no exame de vestibular em 2007( Bacharelado em Letras Português- Latim, 7ª na classificação geral, e em 2009 ( Bacharelado em Letras Português - Italiano, 1º na classificação geral 2009/02),  foi também aprovada nos vestibulares da UNIRIO ( Bacharelado em Biblioteconomia, 7ª na classificação geral ), Unesp ( Letras Italiano, 2ª na classificação de transferência externa), IFMT (Bacharelado em Secretariado executivo- Instituto Federal do Mato Grosso- 2011/02) obtendo nota máxima na Redação classificatória, e sendo a 3ª na classificação geral neste mesmo vestibular. Fala Italiano fluentemente e é professora de Italiano, Português e Redação.


Clique AQUI , entre em uma das lojas, faça uma pesquisa de preços e ajude o Calcinha crescer cada vez mais!!!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA PARA OUVIR E...: ALWAYS - BLINK 182

Ele Quer Saber: Homem de Calcinha?

RESENHA + SORTEIO NO CALCINHA!!! [ENCERRADO]